Página Inicial  
 

Com grande alegria percebi que a Arte foi o fio que me ligou sempre à Estrutura Universal, fazendo de mim uma tapeçaria tecida de perguntas, encontros, alegrias, paixões, amores, ilusões, sofrimentos, "acasos", incompreensões, descobertas, tudo, por vezes emaranhado, enredado.

As crises nunca partiram os fios, que se vão soltando na luz, com dedicação e paciência, formando uma tapeçaria em que as formas, texturas e cores são fiéis ao cartão que o Artista Universal desenhou.

Nada é certo nem rígido, o material da tapeçaria é resistente e flexível, a interpretação do cartão é por mim criada, atenta e confiante, na oração, amor à beleza, venerando a natureza como a sua maior expressão.

Agradeço à vida por me sentir assim, feliz.

Desenvolvo trabalho de criação artística, de acompanhamento e formação em desenvolvimento humano, de aconselhamento astrológico e de terapia iniciática, em sessões individuais, workshops, retiros e viagens.

Pesquiso e estudo as Grandes Tradições de Sabedoria da Humanidade, utilizando os ensinamentos no caminho de ligação ao essencial.

A abordagem é transdisciplinar permitindo a integração de todas as funções psíquicas, física, emocional, mental e noética/consciência, em harmonia com os outros e com o Universo, base para uma humanidade em desenvolvimento e em paz.

Formação

Notas Biográficas

Nasci em Lisboa.
Cresci entre a cidade e o campo junto ao mar.
Sempre gostei de aprender, de caminhar pelos campos repletos de flores, de passear pelos pomares e de sentir o cheiro das uvas no tempo das vindimas. O vento ondulando nas árvores, o céu estrelado e a espuma branca das ondas do mar criavam em mim um sentimento de intimidade misteriosa que me faziam ficar em doce contemplação.

As brincadeiras eram grandes encenações em que me divertia com os amigos e experimentava a liberdade. Viver foi sempre uma grande descoberta e aventura. Encontrei a Educação e a Arte como vocação, na experiência de ensino a crianças com diversos tipos de deficiência. Troquei então, nos finais dos anos setenta, o curso de medicina pela formação artística e pedagógica.

Trabalhei em Educação artística vinte e sete anos, com a consciência de que a arte é um poderoso meio de desenvolvimento. Fui investigando e descobrindo, que alguns antes de mim, também tinham concluído, que para além de ensinar técnicas artísticas, aprende-se a Ser através da arte.

As questões, aprender arte e aprender pela arte, foram a base do meu trabalho de investigação em pedagogia, nos anos oitenta. Desenvolvi, paralelamente actividades de criação em vários sectores das artes plásticas, pintura, tapeçaria, cenografia, com especial relevo para a conservação e restauro de obras de arte em pintura e tapeçaria.

A experiência da criação artística é essencial para o ensino artístico e foi para mim essencial no meu desenvolvimento humano.

Quando um trânsito astrológico, de Plutão ao meu Sol natal, se manifestou em crise de existência e me mostrou a consciência maior que sou, fui percebendo a importância da experiência do processo de criação artística, que me tinha revelado as dimensões subtis, que me formam e animam.

Iniciei o meu caminho através da Arte.
O caminho de desenvolvimento humano é a descoberta e escolha do essencial em cada um. Neste processo a
Astrologia, o Yoga, o Xamanismo, o Sociodrama as Ciências Humanas e as Grandes Tradições de Sabedoria da Humanidade, são também os saberes e as experiências, que facilitam o Ser que sou.

Guardo no meu coração todos, os que pela sua sabedoria, amor e paciência me têm ensinado e acompanhado. Agradeço ao Universo, por me ter preparado esses encontros.

O meu caminho é também transmitir e ajudar todos, os que queiram mergulhar ao encontro do Ser que são, com o que sei e sou, utilizando o saber e o ser na luz e força universais.

 Voltar


Topo


Maria Margarida Barros | Página Inicial | mail@mariamargaridabarros.com